Limites

LIMITES: UMA APRENDIZAGEM CONJUNTA E CONSTANTE

O bebê nasce sem conhecer seus limites e os que a cultura social impõe para uma convivência sadia. É, também, tarefa dos pais ou adultos responsáveis educar os filhos.

Sabemos que isso não é fácil, pois envolve dizer “NÃO” constantemente; porém, essa é uma função essencial para criar indivíduos conscientes dos seus direitos e de outros cidadãos que participam e convivem na mesma sociedade.

O objetivo de “não” é proteger e garantir o bem-estar da criança. Mesmo em meio a choros e desesperos, ela perceberá, com o tempo, que o “não” significa proteção e que quem a protege certamen

te a ama.

Até os dois anos, a criança passa por situações em que tem de esperar pelo adulto para resolvê-las, por isso terá muitos “nãos” como resposta e precisará aprender a lidar com essas frustrações. A birra faz parte do comportamento infantil; ela acontece porque as crianças não sabem controlar suas emoções e as descarregam dessa forma. Dependendo da reação e do efeito que a birra causa no adulto, esse comportamento pode se transformar em um hábito. Esta é a hora de estabelecer limites.

COMO FAZER?

Muita calma, paciência e persistência. Essas são regras de ouro para educar crianças.

Não adianta sair gritando ou querendo dar um “corretivo” nelas. As crianças aprendem, também, imitando o adulto; assim, as atitudes mais violentas serão imitadas mais cedo do que se imagina.

A melhor atitude é abaixar-se para ficar na altura da criança, olhá-la nos olhos e dizer-lhe o porquê do não.

Mas, se, mesmo assim, a criança continuar a sua birra, o que fazer?

Crie alternativas, ofereça outros brinquedos ou conte-lhe uma linda história. A criança logo esquecerá a birra para entreter-se na nova brincadeira.

LEMBRE-SE

As regras estabelecidas pela família darão condições à criança de crescer com referências de normas e princípios éticos, de compreender a diferença entre o que é bom e o que é ruim e de saber optar por uma delas.

OUTRAS FORMAS DE LIMITES

Horários certos e uma rotina estabelecida para a criança dormir, acordar, tomar banho, alimentar-se e brincar também são formas de iniciar o aprendizado dos limites. Essas podem ser as primeiras regras familiares que a criança terá de assimilar. Assim, quando for para a Escola, o professor poderá dar continuidade ao trabalho com esses limites.

O mais importante quando o assunto é limite é lembrar-se de que os adultos que lidam com as mesmas crianças devem usar a mesma linguagem, isto é, seguir as mesmas regras. Caso contrário, os pequenos ficarão confusos e inseguros e não saberão a quem atender, não atendendo a ninguém.