SOBRE O COLÉGIO CARTESIANO

Nossa história - Oca do Guaru

Nossa Escola fica localizada na cidade de Guarulhos, assim procuramos saber um pouco mais sobre a cidade e foi quando descobrimos que segundo algumas fontes da época, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, o aldeamento dos Índios guaru,  que daí surgiu o nome Guarulhos, consequentemente pensamos na oca que é o nome da casa dos índios.

Assim pensamos Oca do Guaru, casa dos primeiros habitantes.

A Escola é o segundo lar das crianças, porém, é o primeiro lugar que a criança habita depois de sua casa.

Foi assim que surgiu o nome da Escola Oca do Guaru.

Colégio Cartesiano

O nome Cartesiano é um adjetivo ao filósofo francês René Descartes, ele ficou conhecido pelo trabalho revolucionário na Filosofia e na Matemática, onde sugeriu a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica que trabalha os pontos cartesianos.

Cartesiano quer dizer ideias claras e procedimentos rigorosos.

Assim, decidimos colocar o nome de Colégio Cartesiano, onde partimos de um ponto com ideias claras, porém rigoroso no método de ensinar.

Proposta Pedagógica

O Colégio Cartesiano e a Escola Oca do Guaru atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, com o compromisso de formar cidadãos éticos, responsáveis e conscientes de seu papel social. Por meio de aulas de qualidade, projetos diferenciados, a instituição mobiliza os estudantes para a aprendizagem, com estímulo às múltiplas inteligências. Os alunos têm à sua disposição atividades dirigidas complementares culturais e esportivas.

Nosso Colégio trabalha com o aprendizado dinâmico, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário. O incentivo ao esporte, à cultura e à formação de valores também é marcante na proposta pedagógica da instituição.

O trabalho pedagógico para a Educação Infantil desenvolve-se por meio de quatro eixos: A pesquisa proporciona a descoberta do mundo; As histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar; A arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade; e os Jogos promovem o raciocínio lógico, comunicação, socialização e capacidade de trabalhar em equipe, respeitar as regras e o próximo. Esses quatro eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Já o trabalho pedagógico para o Ensino Fundamental desenvolve-se através de aspectos lúdicos e é permeado pela afetividade, com o objetivo de desenvolver repertório de códigos de linguagens, raciocínio lógico e crítico, sensibilidade estética, expressão corporal e percepção e análise dos fenômenos ocorridos diariamente.

Nessa fase do aprendizado, o aluno tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa.

Adotamos a proposta pedagógica socioconstrutivista/ sociointeracionista (mesclamos o tradicional com o construtivismo).

Nosso conteúdo visa propiciar situações de aprendizagens significativas que possam contribuir para o desenvolvimento da criança, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

A convivência diária com estudantes, assim como a experiência adquirida em anos de dedicação ao magistério, levou os professores do colégio a sonhar com uma ação transformadora de educação desde os primeiros anos da vida escolar.

“Venha conhecer a próxima escola do seu filho, invista na educação, invista em seu filho”